Anucie sua empresa

Anucie sua empresa

domingo, 21 de julho de 2013

Homenagem a Severina Branca: linda inspiração!



POETISAS DO PAJEÚ E CARIRI HOMENAGEIAM SEVERINA BRANCA


Nesse sábado (20/07), o Centro de Inclusão Digital de São José do Egito tornou-se palco de um grade evento: Homenagem a poetisa Severina Branca e Lançamento do livro de Cancão organizado por Ésio Rafael, Marcos Passos e Lindoaldo. 

Severina Branca, lá de Mundo Novo é, ainda, uma das grandes poetisas da nossa região. Durante um período de sua vida, prostitui-se para sobreviver, alimentar o corpo e o vício. Era alcoólatra. Autora de grandes poemas e de motes marcantes, como:" O Silêncio da noite é que tem sido/ Testemunha das minhas amarguras", Severina sempre retratou o sofrimento, a saudade, a tristeza. Hoje cega e sem beber, já não tem tantos amigos como antes, porém vez por outra ainda diz motes e versos.

No inicio da homenagem quando os de violeiros Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa cantavam, Severina gritou um mote de lá e os violeiros desenrolaram as glosas.

No palco,  as poetisas: Adriana Souza – Tuparetama/PE, Ágda Moura – Prata/PB, Carina Acioly - Afogados da Ingazeira/PE, Erivoneide Amaral – Afogados da Ingazeira/PE, Joyce Maria – Brejinho de Tabira/PE, Mariana Veras – Tuparetama/PE, Monique D’ângelo – Itapetim/PE, Sara Cristovão – Brejinho de Tabira/PE, Verônica Sobral - Tabira/PE, Thielly Dias - Livramento / PB emocionaram o público declamando poesia em homenagem à Severina. Belíssima a resposta do público! Aplausos de pé! Por fim, poetas e poetisas fizeram uma Roda de Glosas. Participaram: Wellington Rocha, Didi Patriota, Lucas Rafael, Elenilda Amaral, Mariana Teles, Dayane Rocha e Ana Clara Souza. O evento , ao todo, foi analisado positivamente!

E aqui seguem as fotos!


Joyce Maria

Mariana Veras

Erivoneide Amaral

Sara Cristovão

Marcos Passos, Severina Branca e Ésio Rafael

Carina Acioly

Monique D' Angelo

Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa

Adriana Souza

Thyelle Dias

Veronica Sobral

Agda Moura

Mesa de Glosas: Elenilda Amaral, Wellington Rocha, Ana Clara Souza, Lucas Rafael, Mariana Teles e Didi Patriota

Lindoaldo Campos

Rosinha Gomes  

Nenhum comentário: