Anucie sua empresa

Anucie sua empresa

domingo, 6 de junho de 2010

TABIRA TERÁ ESCOLA DE POESIA ORGANIZADA PELA APPTA


A FUNDARPE ( Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco) divulgou nesta última sexta (04) o resultado da seleção para implementação de Pontos de Cultura no Estado de Pernambuco.
 Com o projeto " ESCOLA DE POESIA", a APPTA (Associação de Poetas e Prosadores de Tabira) foi contemplada e se tornou Ponto de Cultura.

 A Associação, que há anos, luta por um recurso para manter viva as raízes da poesia popular, está iniciando uma fase significativa, já que durante 3 anos, será financiado um Projeto de Oficinas de poesia na cidade, garantindo a continuidade do trabalho que poetas já faziam de forma voluntária.

O projeto Escola de Poesia, que promoverá o curso de formação poética,  é um instrumento pedagógico educacional montado na intenção de promover e preservar a principal cultura popular do pajeú: a poesia. Também dando ênfase as suas vertentes.

Anualmente, a Escola de Poesia vai atender 120 alunos de todas as faixas etárias (sendo 4 turmas de trinta alunos).Serão 4 (quatro) oficinas com 24 (vinte e quatro) horas/aula de duração cada, com capacidade para 30 (trinta) alunos por oficina. Cada uma distribuída em 4 (quatro) semanas, sendo 2 (dois) dias de aula semanais de 3 (três) horas.
 Assim, em três anos, haverá a formação de 360 pessoas (poetas e entusiastas da poesia popular) no município de Tabira, tendo em vista a produção de forma correta de todas as vertentes da poesia.

A primeira turma formada integrará a oficina 1 (um): Um passeio pela poesia pajeuzeira.
Na conclusão da oficina 1 (um) a turma passará à oficina 2 (dois): Declamação: a voz que dá vida à poesia.
A oficina 3 (três): Contar histórias: o corpo e a voz se encontram com o texto.
 A última oficina, conclui a formação da turma, é a de número 4 (quatro): Teatro em Verso & Prosa.



Os membros da APPTA, ao serem indagados, demonstram a satisfação pela aprovação  e ressaltam o apoio decisivo do apologista, poeta e incentivador  da cultura Vicente Neto na elaboração técnica do Projeto.

3 comentários:

Mônica Mirtes Cordeiro disse...

Parabéns a APPTA por não desistir de promover a cultura numa cidade em que poucos a valorizam realmente.

Meca Moreno disse...

Parabéns a todos da APPTA, que a cada dia me deixa mais alegre e com a alma cheia de esperanças por um futuro melhor. A conquista do Ponto de Cultura para Tabira, demonstra a necessitade constante da luta para a manutenção da cultura um povo que está sempre atento.
Grande abraço!
Meca Moreno

NTE Afogados da Ingazeira disse...

À APPTA, parabéns por não deixar morrer a tradição e a poética da nossa terra. Aos membros da associação, por terem esta coragem em prosseguir e manter viva , este veio cultural.

Lívia Lima