Anucie sua empresa

Anucie sua empresa

quinta-feira, 18 de março de 2010

PROFESSORES DO ESTADO SE REUNEM HOJE COM O GOVERNO PARA NEGOCIAR A IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL

Foi adiada para hoje (18), às 9h, na Secretaria de Administração, bairro do Recife, a rodada de negociação com representantes do governo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintepe).

A proposta apresentada na última segunda-feira (15), e rejeitada pela comissão de negociação do Sintepe, desestruturava o Plano de Cargos e Carreira (PCC) da categoria e incorporava os 60% da gratificação pelo exercício do magistério, conhecido como “Pó-de-giz”, reduzindo o mesmo para 10%. A sugestão do governo era achatar as classes (o tempo de serviço de cada um na rede) e a diferença entre os títulos de graduação. Ou seja, um professor com formação em ensino médio (pedagogia) receberia o mesmo valor inicial que um profissional com titulação de curso superior, além de dividir o projeto em duas etapas: janeiro/junho e junho/dezembro.

Aos trabalhadores que o salário excedesse o valor da tabela, seria criada uma “parcela compensatória” para garantir a remuneração atual. Também foram propostas alterações nas gratificações de difícil acesso, educação especial e locomoção que deveriam ser pagas em valores nominais, e não mais em percentuais sobre o salário base.

Terça (16), os professores e servidores do setor administrativo da rede estadual paralisaram as atividades, acompanhando a mobilização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizada em todo o país. O ato reforçou a campanha de implementação integral nos estados e municípios, da Lei 11.738/08, referente ao Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério (PSPN).

Apesar da mudança, está mantida a assembleia geral de sexta-feira (19), às 9h, na quadra do Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), que vai debater com a categoria as respostas da rodada de negociação.
Fonte: SINTEPE

Nenhum comentário: